quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Há momentos que valem a pena


Deambulava eu pelo Salão Automóvel de Lisboa, em Abril do ano passado munido, da minha Kodak digital. Como gosto de automóveis (talvez ainda não tenham dado por isso) e gosto de escrever sobre eles, não podia faltar à maior exposição de novos modelos que um Salão nos proporciona.
Um tanto desgastado pelos anos a "ver automóveis" confesso que o meu estado de espírito naquela noite roçava a quase indiferença se bem que "o dever" me obrigava a uma postura mínimamente profissional.
É que a teimosa presença das modelos junto dos carros leva o fotógrafo a ter de tomar decisões que vão muito para além de enquadramentos, aberturas e velocidades de disparo da máquina. Se o meu interesse residisse em fotografar somente as meninas, duvido que, para o fazer, elas aceitassem o meu convite de se afastarem do carro. Mas, se o meu interesse estava assente em captar o melhor ângulo do carro, teria na mesma que pedir às meninas que se afastassem sabendo eu que elas, boas profissionais, estão ali para serem vistas...com o carro. Dilema, grande dilema me assalta nestas ocasiões. Excluo as meninas e fico só com o carro ou, excluo o carro e fico só com as meninas?
A crise durou o tempo suficiente até chegar aqui a esta foto. Ou melhor, até à exposição da Nissan onde perdi a dúvida, me libertei do dilema e me aventurei a pedir às duas modelos - por gestos que as palavras estavam embargadas - que posassem para mim. A luz, o tom do carro, os vestidos, a pose conjugavam-se num todo perfeito. O digital fez o resto.
Há momentos que valem a pena parar no tempo para sempre.
Posted by Picasa

5 comentários:

Helder de Sousa disse...

Cliquem sobre a foto para a verem em tamanho grande.

asperezas disse...

E pelos vistos, ainda te embarga a escrita...
: )))))))))

De facto, há carros e salões salvos por bons exemplos como estes...

jotamano disse...

Sem dúvida que todos os momentos valem a pena, quando há beleza e utilidade neles.
Tanto num campo como no outro, estou vendo que começaste bem! Parabéns e que vás sempre para melhor.
Por falar nisso, também fiquei na expectativa que este Blog possa servir de trampolim para o sonhado livro sobre os "aceleras"de Angola.
Como se diz aqui nas terras tupiniquins... "ajoelhou, tem de rezar"- prometeste, tens de cumprir! Pé na tábua, que ainda és muito jovem para isso!
Um forte abraço
João Luis Mano

Helder de Sousa disse...

Caro João,
"ajoelhou, tem de rezar"...conheço bem esse ditado daí...
talvez esteja a chegar à maturidade suficiente para começar o tal livro do qual serei mais redactor do que autor único...é que há tantas comparticipações de tantos lados do mundo como as do meu amigo "asperezas" e de muitos outros que o problema agora é o de coordenar tanta informação, tanta matéria...lá chegaremos...graças a esse teu contributo de achares que ainda sou muito jovem para isto...
Concordo que chegou a hora de arrancar...mas não estou sozinho na grelha de partida o que é, desde já, muitíssimo bom...
abraço amigo,
helder

Pitigrili disse...

É para isso que as modelos lá estão, para podermos dar pelos carros...
Se funciona sempre, os momentos perfeitos como o que captaste são raríssimos.
Parabéns pela oportunidade da foto.

Counter II

Counter