sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Leonardo Da Vinci

Leonardo Da Vinci é das figuras mais interessantes da Humanidade.
Há tempos, cirandava eu por uma livraria (exercício que gosto de praticar sempre que me resta um tempinho) quando topo este livro “Apontamentos de cozinha de Leonardo Da Vinci”, de Shelag e Jonathan Routh, editado pela Atena. Comprei-o e deliciei-me com a sua leitura que recomendo.
Leonardo interessou-se sempre pelas coisas da culinária. Em jovem abriu uma taberna em sociedade com Sandro Botticelli, dizem os autores, que acrescentam: “desconheciam-se, no entanto, escritos seus sobre o tema, até ao aparecimento daquilo que hoje é conhecido como Codex Romanoff, e que se julga ser o Caderno de Apontamentos de Leonardo sobre estes assuntos, escritos enquanto foi “Mestre de Festas e Banquetes” na corte de Ludovico Sforza.
Leonardo inventou máquinas extraordinárias para a cozinha, inventou o guardanapo e tentou convencer os seus contemporâneos das virtudes daquilo a que hoje chamamos de nouvelle cuisine.
Foi ele que, dedicando-se a uma criação a que deu o nome de spago mangiable (fio comestível), nos ofereceria o delicioso spaghetti que podemos comer nos restaurantes italianos e do qual derivou o esparguete dos “restaurantes” de guardanapos de papel, quiçá com a mesma forma mas não com o mesmo sabor.

Sem comentários:

Counter II

Counter