quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Michel Vaillant



Michel Vaillant é meu velho conhecido desde a minha adolescência. É aquele tipo de herói da banda desenhada que mantém sempre uma postura correcta perante a vida, voluntarioso, corajoso, amigo do seu amigo, enfim, é aquele tipo de menino bem comportado, filho de família, berço dourado mas atento às realidades do mundo.
Encontro nele algumas semelhanças comigo, a mais forte das quais é ele gostar de automóveis. Tem mais sorte que eu. É dono de uma fábrica de automóveis extraordinários ( os Vaillante), é piloto de competição e, e...não envelhece !!! - desde sempre conheci Michel com aquela rebelde mecha de cabelo caída sobre a testa, e não tem nem umas brancas nas fontes.
Tal como com Pedro Lamy, Pedro Couceiro e Pedro Matos Chaves, meus jovens heróis de carne e osso do automobilismo nacional, tenho acompanhado a carreira de Michel Vaillant a par e passo. E, mais. Ajudei-o a conhecer melhor Portugal e as suas estradas, quando participou no Rally de Portugal. Não foi a ele directamente, mas a um dos colaboradores de Jean Graton, o criador de Vaillant, quando a editora preparava uma edição sobre a prova portuguesa. Eu estava na Bélgica na altura, era membro de uma equipa de automóveis, alguém deu o meu nome para “dar dicas” sobre o nosso país. Portanto, amigo Michel, deves-me uma.
Muitos anos mais tarde, numas “24 horas de Le Mans”, eu acompanhei os irmãos Mello Breyner quando se estrearam na mítica corrida. Passeando-me, num intervalo, entre as tendas, cruzo-me com o senhor Jean Graton. Cheio de alegria e entusiasmo por conhecer ao vivo o criador do meu herói, pedi-lhe um autógrafo e contei-lhe o episódio da “ajuda” a Michel. Graton ficou visivelmente sensibilizado, ao ponto de me pedir a minha direcção para dar instruções à editora para que mandassem sempre os últimos álbuns da colecção. Nunca falharam até hoje.
E assim, tal como com Lamy, Couceiro e Matos Chaves, vou acompanhando a carreira de Vaillant. Só há uma pequena/grande diferença. Os Pedros são reais.
hs

Sem comentários:

Counter II

Counter