terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

"A solidariedade tem de ser silenciosa"


Manolo Bello é dos raros exemplares de pessoa humana cuja companhia enche quem estiver ao seu lado. Tem estórias aos montes para contar, em que foi protagonista mas nas quais se mostra como uma segunda figura, como se o herói fosse outra pessoa. É de origem galega e, apesar de viver em Portugal desde os seus cinco anos, guardou sempre aquele "não sei quê" próprio das gentes a norte do nosso norte.
Na RTP, enquanto andávamos stressados a fechar os telejornais de cada dia, o Manolo expandia alegria e alguma sonoridade vocal relatando aos chefes a reportagem acabada de fazer. Manolo foi um dos grandes reporteres da RTP. A RTP não se lembra dele, como de muitos outros, mas nós outros nunca o esquecemos.
Salientou-se mais tarde a fazer os "apanhados", engrandeceu ao montar a sua produtora Comunicasom onde emprega dezenas de colaboradores.
O suplemento Vidas do Correio da Manhã desta semana relata um episódio da vida profissional do Manolo que não surpreende quem o conhece de mais perto. Continua a pagar o vencimento de um colaborador que ficou incapacitado após um desastre de moto. Este gesto solidário de um patrão para com o seu funcionário, tornado público agora não é único em Manolo. Há outros que são do conhecimento de alguns que têm o privilégio de conviver com o Manolo. Eu sou um desses. Sei de várias outras atitudes solidárias do Manolo.
Às vezes, Manolo fala de casos que impressionaram a sua sensibilidade. Com a sua voz rouca ele só diz: se posso ajudar quem precisa, porque não havia de ajudar?
Dá gosto conhecer pessoas assim.


3 comentários:

Pitigrili disse...

Tens razão Helder, o Manolo é dos poucos que pratica aquilo que prega.

Anónimo disse...

Como o Manolo, há mais alguns (poucos) que de uma maneira ou outra são solidários.
São estas pessoas que "fazem andar o mundo". Quando acabarem, andamos todos "à porrada".
A.A.

tica disse...

Um grande homem, um grande comunicador. A sua generosidade salta à vista de qualquer um, é dos poucos que com as suas acções faz portugal evoluir. Sabe viver sem viver aconchegando todos em seu redor e nunca pisa ninguém. Consegue ser forte à inveja e triunfar com a sua forte personalidade. Ele sim pode possuir como apelido "verdadeiro senhor".

um abraço de uma futura comunicadora, tica

Counter II

Counter