segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Yes we can, I have a dream




Yes we can
I have a dream today


A América de Bush – e outros pedaços sem importância do mundo - andam entusiasmadíssimos com o candidato negro Barack Obama. Porque é negro, porque é herdeiro espiritual do Martin Luther King, porque é visto como um novo Kennedy, enfim, porque Yes we can...
Obama tem vindo a mostrar uma força que congrega muito do mundo à sua volta. Seria injusto, redutor e pretencioso pensar-se que essa força vem simplesmente de ele ser negro do Hawai, filho de negro do Quénia e de branca do Kansas?
Penso que a força dele vem do que ele representa como factor de mudança para os americanos e de esperança para os outros do resto do mundo. O seu slogan Yes we can está a tornar-se um hino para todos os descontentes deste mundo, tal como o famoso I have a dream de Martin Luther King ou o Hasta la victoria siempre de Che Guevara. São ideias-força capazes de galvanizar multidões, são balas certeiras no coração dos revoltados sem lider.
Toda a simpatia que se tenha por este fazedor de sonhos – não esqueçamos que estamos em campanha para a cadeira do maior poder do mundo – convém, no entanto, conhecer melhor o candidato, especialmente no campo da religião onde já levantou alguma polémica. Obama é seguidor de uma igreja chamada United Church of Christ liderada por um pastor negro conhecido por algumas frases entendidas como racistas e extremistas.
O próprio Barack já teve de se explicar sobre o que queria dizer com o considerar-se um instrumento de Deus para a salvação da fé e sobre a sua ideia quanto a pedir que se juntem a ele para a criação de um Reino de Deus aqui na Terra.
Em campanha política diz-se muita coisa, proferem-se frases para títulos, assume-se compromissos que não serão cumpridos. Sabemos disso tudo. Se Obama não ganhar à D. Clinton e ao outro senhor dos republicanos, fica, pelo menos, o slogan YES WE CAN.

Consultas recomendadas:

www.foxnews.com/story/0,2933,300135,00.html


3 comentários:

Pitigrili disse...

Yes, We Can é uma adaptação de Si, Se Puede, o slogan dos imigrantes hispânicos nas manifestações do ano passado.
Mas foi Hillary Clinton conseguiu até agora os votos hispânicos...

Helder de Sousa disse...

obrigado Piti

Anónimo disse...

Será que o lobby Judeu Americano "deixa ganhar" o candidato Barack Obama?
Custa-me a acreditar!!!! Aguardemos!!!!
A.A.

Counter II

Counter