sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

STOP


Os belgas estão para os franceses como os alentejanos estão para os lisboetas como fontes de anedotas e motivos de risota.

No entanto, este nosso cantinho luso não pára de fornecer razões de chacota, de gargalhada sonora ou até de espanto e admiração. Um amigo meu (os amigos são sempre designados por "amigo meu", tal como a Espanha será sempre a "vizinha Espanha" ) brasileiro empenhado em estudos ambientais com técnicos portugueses dizia-me há dias que não entende como é que um povo tão corajoso e avançado como foi o português na época dos descobrimentos é capaz de se entregar a coisas tão mesquinhas e sem interesse com tanta frequência. E citou a novela do BCP, a outra do aeroporto que era para ser na Ota e agora já não é, a lei do tabaco e o seu fiscalizador-mor apanhado a fumar onde não devia, os radares, as investidas televisionadas da ASAE. Ficou-se por aqui, pelas mais recentes, sossegado com a certeza de que em breve havemos de produzir mais e mais mirabolantes motivos de risada.

Não ousei inflamar mais a conversa trazendo a lume o novo brinquedo da polícia, a limitação da velocidade dos automóveis a 30 km/h em determinados pontos das cidades.

Como se não bastassem os abusos e excessos de autoridade manifestados pelas polícias em geral e pelas da estrada em particular, vem agora o Estado impor mais um meio de multar os automobilistas para facturar uns milhões mais com a desculpa da protecção dos transeuntes.

Eu acho bem que se protejam os transeuntes mas não será por obrigar os carros a circularem a tão baixa velocidade que a sinistralidade dos peões vai diminuir. Uma vez mais, actua-se pelo excesso, pela repressão, em nome de uma moralização duvidosa quanto a resultados práticos. E, mais do que isso tudo, nessas zonas de 30 estará em causa o consequente aumento dos consumos de combustível, a perda de tempo e, sobretudo, o aumento das emissões de dióxido de carbono dos escapes, tudo concentrado numa pequena área.

Pois é...para resolver um problema, levantam três outros. É mesmo de rir pela esperteza saloia.

Com tantos motivos de fazer anedotas, Portugal aproxima-se muito rapidamente de se tornar (se é que já não se tornou) o campeão europeu da asneira oficial.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já sei!!!!!Eureka....descobri.
O limite de velocidade de 30Km/h, tem a ver com o envelhecimento da população nas cidades, vilas e aldeias. Como agora toda a gente tem "Pópó" e ninguém tem a coragem de dizer a "alguns velhotes" que não podem conduzir, vai daí impõem o limite de 30Km/h e todos podem conduzir com segurança!!!!
Sobre a poluição, isso é coisa desta malta jovem.....no meu tempo haviam as fábricas que davam muito emprego e as camionetes faziam uma fumarada e ninguém morria!!!!!

P.S. Este texto não foi sujeito à censura prévia.

A.A.

Helder de Sousa disse...

AA
não sou fundamentalista de nenhuma crença,portanto não sou radical defensor de qualquer movimento ambientalista mas acredito que devemos proteger o meio ambiente em todas as suas vertentes
obrigado pelo seu contributo,volte sempre
hs

Counter II

Counter