terça-feira, 8 de maio de 2007

Maddie




O drama humano é do melhor que a televisão pode ter para vender. Compreendo que o público goste e queira saber como evolui uma situação como a do desaparecimento da pequena Madeleine de um aldeamento no Algarve. Mas é confrangedor o desespero dos jornalistas para encontrarem matéria que os seus editores exigem. Sem informações sólidas sobre o paradeiro da menina, então repete-se à exaustão imagens de pessoas no campo à procura de vestígios porque é preciso "abafar" a concorrência.
Não sei se esse tipo de busca corresponde a padrões usados pela policia em casos semelhantes mas, é o que as “televisões” têm para “encher chouriços”. Os jornalistas ingleses, cujos respectivos patrões “adoram” este tipo de notícias, invadiram o Algarve com as suas câmaras, de TV e de foto para venderem papel e tempo de antena lá na ilha. Estão fulos porque a polícia não abre a boca e não os alimenta com informação. Calculo o desespero daqueles enviados especiais ao Allgarve.
Não há coisa pior para um jornalista do que não conseguir obter informações credíveis e, ao mesmo tempo, não cair na tentação da especulação.
Pelo que tenho visto, as nossas três televisões até nem estão a trabalhar nada mal no que diz respeito à actuação dos seus enviados e enviadas mas, se não houver um desenvolvimento realmente importante deste nefasto acontecimento, dentro de dias o assunto passará para "as páginas interiores".
Só falta mesmo é a boa notícia do retorno da menina à sua família.

hs

1 comentário:

Helder de Sousa disse...

Que crueldade tão grande de começarem a carregar ainda mais a consciência dos pais de Maddie com a ameaça de que poderão ser acusados de negligência pela lei portuguesa.
Não basta o sentimento de culpa que deverão estar a sofrer agora, ainda lhes vão sobrecarregar as almas com ameaças fora de tempo, talvez como forma de "vingança" contra as críticas feitas pela imprensa inglesa à lenta actuação da nossa polícia nas primeiras horas após o conhecimento do desaparecimento da menina.

Counter II

Counter