sexta-feira, 13 de abril de 2007

Fumador

Desde que me deu o treco em 8 de Março, nunca mais fumei e, tanto ou mais espantoso, não tive qualquer apelo para acender um cigarro. Não sei se é dos medicamentos que ando a tomar ou se é do regime alimentar que mudei quase radicalmente. Como sempre ouvi dizer que fumar não é saudável – o que está suficientemente comprovado - vou aproveitar esta onda para não fumar mais até ao resto da vida o que, para além de regenerar um pouco as paredes dos pulmões e fazer desaparecer o catarro da garganta, vai representar uma apreciável economia de euros
Numas contas feitas por alto, fumei regularmente durante 51 anos da minha vida. Comecei no colégio, por via da praxe e não mais larguei o cigarro. Fiz umas contitas e cheguei à brilhante conclusão de que, nesse período de vida, devo ter fumado uns 372.300 cigarros. Graças a esta dose, deverei ter absorvido qualquer coisa como um bloco de alcatrão de 3,350 kg.de peso, deverei ter introduzido uns 3,720 kg de monóxido de carbono e terei metido 260 gr de nicotina. Não me arrisco a fazer as contas dos custos em dinheiro da compra dos maços de tabaco, visto os preços terem variado imenso desde os meus inícios de fumador até hoje mas, aos preços de hoje, desde a introdução do euro, andei a gastar uma média de mil euros por ano.
Perante tais evidências, só posso regozijar-me de não precisar de fumar mas já me preocupo com o lado passivo de não-fumador que fuma o fumo dos outros. Um estudo recente da Universidade do Minho, revela que um não-fumador que esteja 8 horas numa discoteca, absorve o equivalente a 15 cigarros.
Em restaurantes onde se fume, a média desce para 5 cigarros.
Dá para reflectir.
hs
(A vida é como uma fita métrica que se vai desenrolando, o que fica dentro da caixa é o que nos sobra, quanto mais se desenrola menos fica para medir. Há que aproveitar o máximo desse resto.)

2 comentários:

kambuta disse...

Helder, estou contente por ti e pelas tuas artérias que agradecem não fumares, pois assim ficam disponíveis para outras actividades bem mais saudáveis. Um abração.

MUDEI O BLOG disse...

PARAR DE FUMAR É UMA DAS COISAS MAIS CIVILIZADAS QUE EXISTE NO MUNDO DE HJ... PRA QUEM CONSEGUE, VIVA... VIVA A VIDA NOVA.BEIJO MEU AMIGO ...CUIDE-SE BEM.

Counter II

Counter