domingo, 21 de novembro de 2010

MANDELA

Viajar pela África do Sul é receber surpresas a cada quilómetro de estrada. Perto de Durban, em Howick, deparei com este monumento erigido no local onde Nelson Mandela foi preso pela polícia do regime racista da África do Sul, em 5 de Agosto de 1962.

 Mandela já era conhecido e temido militante da causa anti-apartheid pelas autoridades separatistas havia alguns anos. Na sua actividade, ele deslocava-se de noite para não ser detectado pela polícia. Dizem que foi denunciado, o que facilitou a sua detenção naquele local.

O monumento é bastante simples, à beira da estrada e é necessário ir com atenção a uma placa indicadora. Fiz as fotos com luz do dia nascente, quando me deslocava para Durban.

A lápida diz : ESTE MONUMENTO FOI ERIGIDO PELO POVO DE HOWICK PARA COMEMORAR O LUGAR DA DETENÇÃO DO PRESIDENTE NELSON MANDELA EM 5 DE AGOSTO DE 1962. A PLACA FOI DESCERRADA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL NA OCASIÃO EM QUE RECEBEU O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO DE 1996".

1 comentário:

Higorca Gomez Carrasco disse...

Para mi, fue un gran luchador por los suyos, ahora eso es lo que hemos visto desde fuera, yo le admiro, pero ya sabes, yo soy de otra galaxia y quizás no sea lo más correcto.
Besinhos

Counter II

Counter