sexta-feira, 30 de julho de 2010

luz


Estas fotos foram tiradas em Angola, há muito pouco tempo, ainda neste ano de 2010. A caminho do Uíge, na vila de Camabatela, a Igreja matriz impõe a sua presença a cada passante. A originalidade da arquitectura obriga a uma paragem e a uma visita ao interior.
Camabatela foi fundada em 1611 e foi elevada a vila em 14 de Julho de 1934. Festejou, há poucos dias, 76 anos.
Em 1961 foi um dos centros de acção nacionalista no início da luta pela independência de Angola.
O que me chamou à atenção foi o facto de a Igreja ser um dos poucos edifícios totalmente conservados e mantido num estado absolutamente impressionante de limpeza e funcionalidade.
O interior está recheado de imagens de santos. Numa das fotos vêem-se fiéis a orar à ... Nossa Senhora de Fátima.
Tal como na Igreja da Muxima, são as "mães" que tomam conta de tudo no templo, gerido, desde a sua fundação, por frades Capuchinhos.
No altar principal, chamou a minha atenção aquela cruz com o Cristo cruxificado, que tentei enquadrar com a luz do vitral.

2 comentários:

Higorca Gomez Carrasco disse...

Un buen dato para conocer mejor Angola, un lugar distinto, una iglesia con un edificio muy personal, debió de ser el arquitecto quien quiso que así fuese, por dentro como todas, pero hay algo en ella... quizás también diferente, esa cristalera plomada ¿parece ser? Que guarda la Cruz, y sobre todo sea veneración de Nuestra Señora de Fátima,querida y adorada, pero como siempre al fin y al cabo también sirvió para gestar una lucha, una guerra, aún que fuese la de la Indepencia. Angola quiso ser libre y lo gesto en una iglesia. Igual que siempre.

Albino Silva disse...

Se esta Linda Igreja falasse,teria muito a dizer.
Assisti a sua Construção, e depois nela me refugiei durante algum tempo,(Março de 61).
Depois disso e até hoje nunca me canso de a ver em tantas e maravilhosas Fotos, como estas aqui neste Blogue,que faz com que eu seja seu seguidor, e na espectativa de puder vir a ver mais.
Sobre Camabatela tenho o meu recente blogue, a se4 pesquizado assim ; camabatelaemagia.blogspot.com
Um Grande Abraço,
Albino Silva

Counter II

Counter