sábado, 27 de dezembro de 2008

Natal...já passou


Natal....já passou....passa num instante!
Tanta expectativa,
tanta correria,
tanto trabalho,
tanta despesa,
tanta confusão,
e depois....
passa num instante!
Cada vez mais o Natal é sinónimo de compras, prendas, roupas novas ....consumismo, consumismo, consumismo !
Vive-se num mundo de show-off e ostentação, até do que não se tem, e, mesmo sem querermos, somos levados neste turbilhão de compras para a mãe, para o pai, para o tio e para a tia, para a amiga e para a amiga da amiga.....que tambem é capaz de me dar e não posso deixar de ter uma lembrancinha para ela.....uff...que canseira!
Ao fim da noite, temos a casa cheia de papeis de embrulho amarrotados, os adultos meio decepcionados com o que recebem - muitas das coisas, nem sabem para que servem - a criançada com mais 10, 20 ou mais brinquedos ( tudo depende do tamanho da familia) para juntar às dezenas que lá têm em casa e com os quais mal brincam .
Sim, porque computadores ou jogos de computador, não é para o bolso de todos, embora sejam comprados por muitos....que não podem!
Tanta preocupação com os presentes e tão poucas com as festividades em si.
Quantos serão os pais que contam aos seus filhos o que é o Natal, porque temos um Presépio, uma Arvore de Natal....o próprio Pai Natal ???
Será que as pessoas sabem a origem do Natal ?
Quantas saberão?...ou terão interesse em saber?
Pois, para aquelas que têm curiosidade em saber, vou poupar-lhes o trabalho de ir à net procurar.....e aí vai um resumo do que lá vem sobre esta quadra festiva.
Nunca é demais aprender:

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exactidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de Dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de Dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do Inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste facto com a oficialização da comemoração do Natal.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Actualmente, comemora-se o Dia de Reis, a 5 de Janeiro, os tais 12 dias depois do 25 de Dezembro.

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas .
Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero.
Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.


Quanto ao Pai Natal, estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas, próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres que lhe eram atribuídos.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo.
Até o final do século XIX, o Pai Natal era representado com uma roupa de inverno de côr castanha. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um garro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Pai Natal espalhou-se rapidamente pelo mundo.

Ficaram a saber??? Optimo!!!!

Agora já podem contar aos filhos e aos netos.
Ah ! Do Pai Natal não contem já...deixem-nos crescer nessa doce ilusão de que ele existe mesmo.
Quando deixarem de acreditar é porque cresceram....e não há nada melhor do que ser criança!!!!

1 comentário:

Helder de Sousa disse...

Bem-vinda Nuxa
obrigado pela tua contribuição...
aqui poderás ter o teu espaço para exprimires as tuas ideias...
abraço bloguista

Counter II

Counter